(17/06/2005)

24 Horas de Le Mans (18/19 Junho)

Ni Amorim vai partir confiante no potencial do Courage-Renault

Ni Amorim, formando dupla com o francês R. Iannetta e o suíço C. Pillon, no Courage-Renault Mecachrome da equipa Noel del Bello, vai par­­­­tir amanhã do 23º lugar da grelha para as 24 Horas de Le Mans, sen­do o sétimo da classe LMP2, depois de uma segunda qualificação em que a estratégia visou preparar o carro para a corrida.

“Fomos, talvez, a única equipa que não utilizou pneus es­pe­ciais de qualificação, por opção do Noel del Bello, que enten­deu ser melhor acertarmos, a nível de afinações, o carro pa­ra a prova de amanhã. Portanto, nunca nos preocupámos em fa­zer um tempo de referência e, inclusive, na segunda metade des­ta última sessão estivemos muito tempo parados na boxe a ana­lisar uma série de dados fornecidos pela telemetria”, ex­pli­cou Ni Amorim.

As duas primeiras posições da grelha, em termos absolutos, foram alcançadas pelos Pescarolo Judd das duplas Collard/Bouillon/Comas e Loeb/Helary/Ayari, enquanto na classe LMP2, em que concorre Amorim, a “pole” ficou na posse da equipa Belmondo/André/Sutherland (Cou­ra­ge C65 Ford). 

“Já sabíamos de antemão que pouco adiantava procurar dis­cutir a pri­meira posição na nossa classe com adversários que utilizam carros com motor turbo, cuja potência é incrementada na qualificação, quando na corrida a situação será bastante di­fe­rente”, acrescentou ainda o piloto portuense.

 Em relação à corrida, cuja partida será dada às 15 horas (locais) de amanhã, Ni Amorim, que vai alinhar nas 24 Horas de Le Mans pela quinta vez, revela grande confiança no potencial do Courage-Renault Mecachrome da equipa Noel del Bello.

“Estou optimista, pois vamos dispor de um carro equi­li­brado e, em princípio, fiável. Já sabemos que será possível cada pilo­to fazer turnos duplos de condução, guiando duas horas con­­se­cutivas sem mudança de pneus, o que permitirá um ganho de tempo significativo nas boxes, apenas reabastecendo ao fim de uma hora. Portanto, julgo estarem reunidas todas as condições para, como tenho vindo a dizer desde o início, podermos dis­cutir o primeiro lugar na classe LMP2 e concluir a corrida bem po­sicionados à geral”, referiu Ni Amorim.

 


(16/06/2005)

24 Horas de Le Mans (18/19 Junho)

Ni Amorim é o melhor português após a primeira qualificação

Ni Amorim teve ontem um bom desempenho na primeira sessão de qua­li­ficação das 24 Horas de Le Mans, ao garantir o 15º tempo abso­lu­to e quarto da classe LMP2, com o Courage-Renault Mecachrome da equipa francesa Noel del Bello, fazendo dupla com o francês R.Iannetta e o suíço C.Pillon. Esse posicionamento provisório na grelha de partida – recorde-se que hoje, entre as 19 e as 24 horas locais, decorre a se­gun­da e última sessão – permitiu-lhe assumir a posição de piloto portu­guês melhor classificado.

“Fui eu que assegurei o tempo [4.21,562], que poderia ter sido ain­da melhor caso tivéssemos montado, como fizeram as outras equipas, pneus intermédios na parte final, já que a pista começava a ficar cada vez mais seca. Durante muito tempo fomos o segundo carro mais rápi­do da classe LMP2 e fiquei satisfeito com o seu comportamento, a começar pelo motor de qualificação preparado pela Mecachrome, que é muito bom. Temos razões para estar optimistas”, confessou Ni Amorim

Amorim recordou que só hoje, na última qualificação, face às con­di­ções meteorológicas do dia anterior, ficará decidida a grelha de partida, até porque o sol e o calor regressaram “em força” a Le Mans.

“Hoje, a primeira parte da qualificação está reservada para a obten­ção do tempo, a meu cargo, e na segunda procuraremos tra­balhar já para a corrida. Creio que poderemos melhorar o nos­so posicionamento na classe LMP2 a nível da grelha de par­tida”, acrescentou Ni Amorim.

Pela quinta vez à partida da prova de resistência mais famosa do Mun­­do, Ni Amorim revela-se confiante na obtenção de um bom resul­ta­do com o Courage-Renault Mecachrome nesta edição 2005 das 24 Ho­ras de Le Mans.

“Não vai ser fácil, porque é a mais concorrida, mas temos pos­­sibilidades de discutir a vitória na classe LMP2. Dispomos de um conjunto bastante equilibrado numa equipa [chassis, mo­tor, pneus] cem por cen­to francesa e que está muito motivada para conquistar um bom resultado. Se chegarmos ao final da corrida, como espero, em princípio ficaremos bem classificados”, concluiu Ni Amorim.

A segunda e última sessão de qualificação das 24 Horas de Le Mans decorrerá hoje das 19 às 21 e das 22 às 24 horas locais.


 


 NI AMORIM ® 2001 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS