(12/11/2006)

Ni Amorim é Vice-Campeão de Espanha de GT’s em ano de Bodas de Prata

Dupla com Manuel Gião no Ferrari 360 Modena foi a melhor do pelotão lusitano

Ni Amorim completou 25 anos de uma carreira de sucesso, conseguindo no Campeonato de Espanha de GT o título de Vice-Campeão para além de terem vencido a Taça Ibérica, dividindo com Manuel Gião o volante do Ferrari da equipa Play Team. É o virar de mais uma página na rica história da sua vida desportiva no automobilismo.

Melhor resultado final seria inalcançável, pois os adversários na luta pelo campeonato foram exactamente os seus colegas de equipa, com um Ferrari F430 deste ano, enquanto o portuense teve de se contentar com a segunda posição, depois de ter conseguido uma vitória, ter ficado por três vezes no segundo lugar e rubricado mais uma subida ao terceiro degrau do pódio.

Ni Amorim é um verdadeiro homem das pistas, bastando olhar para o seu palmarés, para verificar que foi dos primeiros pilotos lusitanos a conquistar Espanha, abrindo as primeiras portas e contribuindo para que hoje o grupo de pilotos portugueses a correr no país vizinho chegue às duas dezenas.

“Gosto imensos de correr nos circuitos espanhóis, há muita aficción e também um bom nível de profissionalismo quer das equipas, quer das organizações, o que torna o campeonato apetecível,” explicou Ni Amorim.

“Este ano tivemos um magnífico campeonato, com altos e baixos, mas lutámos até ao fim numa guerra desigual. De forma que, analisando profundamente os resultados, seria tecnicamente impossível fazer melhor. Este ano, tivemos corridas com muitos carros, o que prova o prestígio do campeonato, mas dificulta a nossa vida. Foi complicado aproveitar devidamente os treinos livres devido ao constante aparecimento de zonas onde a bandeira Amarela e a Vermelha nos obriga a levantar o pé,” o que coincidiu por vezes, com a volta ideal da temperatura dos pneus.

O piloto que pela primeira vez participou num Campeonato em Espanha em 1996, na altura nos Super-Turismos como piloto oficial da Opel, já é bastante famoso no país vizinho e teve esta temporada a companhia do Manuel Gião, com quem dividiu os turnos de condução de um Ferrari do ano passado, o 360 Modena GT-C. A dupla Ni Amorim/Manuel Gião, foi a melhor das várias duplas que participaram no campeonato deste ano: “Foi a melhor forma de comemorar as minhas bodas de prata no desporto automóvel. Espero chegar às bodas de ouro…” disse a brincar o piloto português.

“É gratificante participar num campeonato onde os dedos das duas mãos não chegam para contar os diversos modelos de Ferrari e de Porsche que preencheram as grelhas de partida deste ano. Ex-pilotos da F.1 e outros com grande experiência de GT’s e de Turismos” completou Ni Amorim.


 

(12/11/2006)

Ni Amorim/Manuel Gião Vice-Campeões de GT Espanha

Ni Amorim/Manuel Gião sagraram-se hoje Vice-Campeões de GT de Espanha depois do 10º lugar alcançado na derradeira Jornada que decorreu este fim-de-semana em Barcelona. Apesar de terem estado até ao final na luta pelo ceptro, a verdade é que a performance do carro dos seus adversários foi superior. Ainda assim, a satisfação era notória.

Chegaram a Barcelona com oito pontos de vantagem, mas estavam conscientes que havia muitas adversidades a ter em conta: “especialmente porque sabíamos que o nosso carro era menos potente que o do nosso principal rival. Para chegarmos ao título teria que alguma coisa acontecer de errado ao nosso companheiro de equipa da Playteam. E durante as duas horas de corrida, isso não se verificou”, explicou  Ni Amorim.

O Vice-Campeonato foi o resultado possível, mas para Ni Amorim/Manuel Gião foi: “Muito bom. Este é um campeonato muito disputado, onde a competitividade é altamente predominante. O balanço do ano é extremamente positivo e estamos satisfeitos pela nossa prestação”, continuou.

“Temos que nos congratular por tudo o que fizemos e devemos festejar. Foi uma época muito suada. Fizemos o máximo que sabíamos e podíamos para chegarmos ao final com o material que tínhamos à disposição no melhor resultado possível. O segundo lugar é óptimo para nós”, rematou Ni Amorim.


 

(11/11/2006)

Ni Amorim/Manuel Gião no oitavo lugar da grelha

A última jornada do Campeonato de Espanha de GT que decorre em Montmeló e que irá decidir o Título de Campeão teve hoje lugar o Treino Cronometrado com vista à formação da grelha de partida. Ni Amorim/Manuel Gião, líderes do Campeonato conseguiram garantir um oitavo lugar e estão preparados para amanhã tudo fazer para conquistar o Título espanhol.

Apesar de na sua frente partir o mais directo adversário, a dupla portuguesa está esperançada: “Apesar de na sua frente partir o mais directo adversário, a dupla portuguesa está esperançada: “A corrida de amanhã será muito longa (2 horas), pelo que a posição na grelha é importante mas não fundamental. Preocupa-me mais os 30 segundos que temos de ‘handicap’, mas mesmo assim estamos muito concentrados em conseguir um bom resultado”, disse Ni Amorim que terá que fazer frente ao facto do seu principal rival não ter qualquer penalização.

“Estamos muito confiantes na fiabilidade do nosso Ferrari. Nunca tivemos qualquer problema que nos tivesse obrigado ao abandono, e isso será um bom indicador. É uma pista exigente para o carro, mas mesmo assim estamos muito confiantes”, rematou o piloto do Porto.

Classificação do Campeonato:

1º Ni Amorim/Manuel Gião – 110 pontos
Michele Bartyan – 104 pontos
3º José M. Pérez Aicart/Lucas Guerrero - 99 pontos
4º Marco Lambertini – 89 pontos

5º Luis Villalba/Franscesc Gutiérrez – 83 pontos


 

(30/10/2006)

Portugueses Campeões em Espanha? Ni Amorim / Manuel Gião a um passo do Título.

Quando falta apenas uma Jornada Dupla para o final do Campeonato de Espanha de GT, que irá decorrer no fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro em Barcelona, Ni Amorim/Manuel Gião partem para a derradeira etapa com uma vantagem confortável na liderança do Campeonato.

Assim, a perspectiva de trazer para Portugal o Título de Campeão poderá ser uma realidade que a dupla Ni Amorim/Manuel Gião não quererá perder: “Sobretudo porque temos lutado muito para estar na frente. E estamos muito satisfeitos por termos chegado à última prova com esta vantagem”, começou por dizer Ni Amorim.

Desta forma, a luta pelos primeiros lugar vai ser uma constante: “Vai ser uma fim-de-semana muito competitivo e onde os nervos vão estar à flor da pele. Mas, vamos procurar centrar as atenções no nosso trabalho. Sobretudo porque temos consciência que existem alguns carros mais performantes que o nosso Ferrari. É muito importante não cometer erros”, disse.

Trazer para Portugal um Título Espanhol tinha um sabor muito especial: “Porque para além deste ser um dos Campeonatos mais competitivos é também aquele onde há o maior número de pilotos inscritos. Seria uma conquista muito importante. E estamos determinados em consegui-lo”, concluiu Ni Amorim.

Classificação do Campeonato:

1º Ni Amorim/Manuel Gião – 110 pontos
Michele Bartyan – 104 pontos
3º José M. Pérez Aicart/Lucas Guerrero - 99 pontos
4º Marco Lambertini – 89 pontos
5º Luis Villalba/Franscesc Gutiérrez – 83 pontos


 

 

 


 NI AMORIM ® 2001 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS